Afinal, o que é creatina?

A popularidade da Creatina iniciou no meio esportivo, principalmente, após o sucesso de dois medalhistas de ouro das Olímpiadas em 1992 que fizeram uso da suplementação da Creatina.

A creatina é uma combinação de 3 aminoácidos (L-metionina, L-glicina, L-arginina) produzida principalmente no fígado e armazenada no músculo. Mas vale ressaltar que é produzida pelo nosso organismo em quantidades bem pequenas, porém encontramos em maiores concentrações na carne vermelha e outros animais como o peixe. Desta forma, se você não tem o hábito de consumir carne, provavelmente, ficará deficiente desta substância.

Para que nosso organismo funcione bem, produzimos energia nas células, a qual chamamos de ATP, e é essa energia que será utilizada para as mais diversas funções do organismo. E a creatina, nesta hora, exerce seu papel energético, reciclando o ATP, a energia celular, para que o corpo possa usá-la novamente e, assim, ter ainda mais energia disponível.

Logo, quanto mais energia disponível, mais disposição, aumentando o desempenho físico e a força muscular durante a atividade física, por exemplo.

E com a mesma ideia a creatina é utilizada no cérebro, órgão que consome cerca de 20% de toda energia produzida pelo nosso organismo, pois a creatina é armazenada no corpo como fosfato de creatina, captada pelas células musculares e neurônios. E é preciso considerar que os neurônios são células altamente ativas, consumindo grandes quantidades de energia, ATP, e que a atividade desta célula depende de quão rapidamente elas conseguem reciclar o fosfato, que é utilizado para a produção de mais ATP;

Portanto a creatina aumenta a quantidade de fosfato disponível, aumentando também o armazenamento e a produção de energia para o cérebro. Consequentemente, há melhora em nossa memória e cognição.

Desta forma, podemos destacar alguns dos principais benefícios da Creatina:

  • Age na produção de energia das células;
  • Atua na recuperação muscular;
  • Melhora a função cognitiva;
  • Auxilia no tratamento da fibromialgia;
  • Aumenta a força de explosão;
  • Melhora o desempenho durante os exercícios físicos;
  • Em idosos, a creatina melhora a força muscular e o desempenho das atividades do dia a dia;
  • A suplementação de creatina é a fonte de creatina para vegetarianos e veganos;
  • Atua como antioxidante e anti inflamatório dentro do nosso organismo;
  • Reduz as quantidades circulantes de lipídios nocivos, como LDL-C e colesterol total;
  • Auxilia na saúde cardiovascular;

A creatina é cumulativa em nosso organismo, desta forma, pode ser utilizada em qualquer horário, mas se utilizada juntamente com alguma fonte de carboidrato, sua absorção pode ser ainda melhor.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não deve ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas especificas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro profissional da saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site ou mídias sociais da Emporio de la Vita;

Balch, Phyllis A. – Prescription for Nutritional Healing. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7999364/?fbclid=PAAaY7f1Fq6Gg7oqgYoym-MCqQFDcw2GLtv8QsnRqcKNkbp8eh9byKyjIei3g

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s