Açúcar, um dos vilões na alimentação!

Atualmente já sabemos que um organismo inflamado é a causa de várias doenças, inclusive de doenças autoimunes.

Sendo que a inflamação só é prejudicial ao nosso organismo quando ela se torna crônica, pois afinal, inflamação também é o mecanismo com o qual o nosso corpo nos protege de invasores.

E o açúcar é um dos dez alimentos mais inflamatórios, qualquer que seja a sua quantidade e comê-lo em excesso é como jogar gasolina no fogo: transforma uma fogueira controlável num tremendo fogaréu.

O açúcar é um perigoso adversário da saúde, se disfarça como amigo, adoçando os alimentos, e nos dando prazer em comer as preparações que o contém, por muitos anos foi associado como o ingrediente do prazer e da felicidade, muito presente em alimentos industrializados, porque é barato, rentável e cria consumidores cativos por sua capacidade de gerar dependência.

E uma dieta rica em açúcar refinado também é considerada o principal fator no desenvolvimento da obesidade.

A super exposição ao açúcar inibe seu sistema imunológico, tornando-o ineficiente, especialmente quando ele precisa combater inflamações. O açúcar, suprime os glóbulos brancos durante cerca de 10 minutos depois de consumido. Ou seja, se você ingerir uma grande quantidade de açúcar, quando estiver gripado, levará mais dias para ficar curado.

Hoje já se sabe que existem 3 tipos de diabetes:

  • diabetes tipo 1 conhecida como uma doença auto imune;
  • diabetes tipo 2 relacionada a anos de ingestão excessiva de açúcar, desgastando nosso sistema regulador de açúcar;
  • diabetes tipo 3, resistência insulínica cerebral, que provoca demência, Alzheimer…

Ou seja, o excesso de exposição ao açúcar desgasta a habilidade cerebral e corporal de manejar os níveis de insulina.

O açúcar perturba as relações minerais em seu organismo, provoca as deficiências de cromo e cobre e interfere na absorção de cálcio e magnésio.

O açúcar também é alimento das células cancerígenas, pode causar muitos problemas no trato gastro-intestinal, causa envelhecimento precoce, pode causar doenças autoimunes.

E agora você deve estar se perguntando, não se pode mais comer alimentos doces?

Não é bem assim, podemos fazer susbtituições saudáveis como:

  • O Zen Açúcar da Cookoa, uma combinação de fruta do monge, cujo consumo pela medicina tradicional chinesa já é milenar, devido suas propriedades fitoterápicas associadas a longevidade, com o eritritol, um adoçante natural, com boa tolerância gastro-intestinal.

O Zen açúcar da Cookoa não possui retrogosto, é sem calorias, sem carga glicêmica.

  • A utilização de frutas secas, como damasco, tâmara, uva passa, também são ótimas opções para adoçar.
  • Frutas in natura, como a banana, também é uma alternativa.
  • Assim como a utilização de outros adoçantes naturais, como a stévia, taumatina, xylitol.

Varie essas substituições, utilize com moderação, e continue cuidando dos seus hábitos saudáveis, essa é a nossa dica de hoje.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não deve ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas especificas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro profissional da saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site ou mídias sociais da Emporio de la Vita;

Balch, Phyllis A. – Prescription for Nutritional / Livro: Como tratar doenças autoimunes

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