Dicas de como melhorar a saúde da sua visão

Dois dos órgãos mais complexos do corpo, os olhos, nos fornecem feedback visual instantâneo do mundo. Todos nós sabemos e sentimos a importância da visão em nossas vidas, é através dela que conseguimos registrar a beleza da vida, como o sorriso das pessoas, a beleza do nascer ou por do sol. É a visão que nos direciona. E também é na visão que começa a nossa digestão, ou seja, ela também está interligada com outros sistemas do organismo, como o digestivo, o neurológico, pois afinal, quando visualizamos uma imagem ruim sentimos medo, quando visualizamos algo prazeroso, o sentimento de alegria predomina.

Porém com o envelhecimento aumenta o risco de perda de visão e problemas oculares, incluindo catarata, doença ocular diabética, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e olhos secos. Além de muitos danos nos olhos e na perda da visão estarem relacionados com doenças subjacentes, como a diabetes que muitas vezes leva a hemorragias na retina, catarata precoce, que também pode estar relacionada com a diabetes, a pressão arterial elevada, além de muitas vezes o declínio da visão estar relacionado com exposição ao sol, má nutrição, exposição à fumaça do tabaco e outros poluentes e desidratação.

Um dos principais contribuintes para problemas oculares é a má alimentação, especificamente os alimentos carregados de produtos químicos e conservantes. A deficiência de vitaminas podem levar a vários problemas oculares.

Assim, como todas as outras partes do corpo, os olhos precisam ser nutridos adequadamente, uma dieta rica em antioxidantes, frequentar o oftalmologista, utilizar óculos de proteção, controlar ou evitar os fatores desfavoráveis a visão, são estratégias que auxiliam no cuidado da proteção da sua visão.

Ter os seguintes cuidados de saúde com a visão aumentará as chances de protege-la:

  • Alimentação saudável

-Consumir alimentos com luteína e zeaxantina, pois a falta destes nutrientes estão relacionadas com menor densidade da mácula ocular (parte do olho que controla a visão central) e aumento de desenvolvimento de degeneração macular relacionada a idade, além de serem protetores do epitélio da retina.

– Alimentos fontes de luteína e zeaxantina: couve, espinafre, agrião, milho, ovo, alface verde, aipo.

– Fatores que podem aumentar a biodisponibilidade: branqueamento no alimento aumenta a biodisponibilidade; aumento da absorção após consumo da luteína com azeite de oliva extravirgem.

– Alimentos bons para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos também ajudam a proteger os olhos, como alimentos crus, ricos em antioxidante, folhosos, legumes, vegetais, alimentos ricos em betacaroteno, licopeno, como a cenoura e o tomate, frutas como maçã, mirtilo, morango, framboesa.

– Assim, a alimentação deve conter quantidades adequadas de vitaminas do complexo B, vitaminas A, C e E; minerais como selênio e zinco.

– Evite açúcar e glúten, ou seja, alimentos inflamatórios.

  • Ir ao oftalmologista com frequência: “Um exame abrangente com a dilatação das pupilas pode detectar condições das quais você pode não estar ciente, porque muitos desses problemas não apresentam sintomas”, indicou o Dr. Matthew Gardiner, oftalmologista da Massachusetts Eye and Ear Infirmary afiliada à Harvard. Mesmo se você não tiver problemas oculares, muitos oftalmologistas recomendam a realização de um exame oftalmológico completo a cada dois anos antes dos 70 anos e, a partir dessa idade, anualmente.
  • Controlar as condições subjacentes, pois outros problemas crônicos de saúde podem prejudicar a visão, como por exemplo a diabetes, pressão alta.
  • Parar de fumar
  • Usar proteção para os olhos, como os óculos de sol, com lentes que possuam proteção UV, pois filtram os raios ultravioletas (UV) do sol. E os óculos de segurança, quando estiver fazendo algum trabalho que possa ter risco, para evitar ferimentos, como por exemplo jardinagem.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não deve ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas especificas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro profissional da saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site ou mídias sociais da Emporio de la Vita;

Balch, Phyllis A. – Prescription for Nutritional / Artigo de Harvard traduzido pela Essential Nutrition (https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/seis-maneiras-de-melhorar-e-proteger-a-sua-visao/)

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