Benefícios da Suplementação da Vitamina D

Dentre as vitaminas, a vitamina D está entre as mais antigas estudadas, começando a ser estudada nos fitoplanctons, na espécie humana começou a ser estudada no final do século XIX e início do século XX, devido o aumento da população urbana e tratamento para o raquitismo, levando os governos a orientarem quanto a exposição ao sol e em seguida a indústria a fortificar os alimentos.

No entanto diferente das vitaminas, termo este criado por Casimir Funk, a vitamina D, na realidade é um pré-hormônio, que através de uma série de cascatas será convertida no hormônio esteroide calcitriol.

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que possui propriedades tanto de uma vitamina quanto de um hormônio, é necessária para absorção e utilização do cálcio e do fósforo. É necessária para o crescimento e é especialmente importante para o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos e dentes das crianças.

Este composto, é de fundamental importância para o ser humano, está diretamente envolvido com mais de dois mil genes, e apresenta receptores em todas as células humanas, a mesma característica só pode ser observada no hormônio da tireoide T3.

Apesar da vitamina D estar na maioria das vezes correlacionadas com a saúde óssea, estudos vem demonstrando que os níveis de vitamina D estão associados à inflamação do organismo, risco do desenvolvimento de câncer, diabetes, doenças cardíacas, autoimunes, dentre outras.

A deficiência de vitamina D está correlacionada com a fragilidade muscular, osteoporose, aumento de infecções virais e bacterianas, doenças autoimunes, estresse oxidativo, síndrome metabólica e da diabetes tipo II, risco de hipertensão, risco cardiovascular, risco de vários tipos de câncer e de doenças neurológicas e psiquiátricas.

Por isso a Vitamina D é essencial para o funcionamento do organismo humano.

Existem várias formas de vitamina D, incluindo a D2 (ergocalciferol), que vem de fontes alimentares, a vitamina D3 (colecalciferol), que é sintetizada na pele em resposta à exposição aos raios ultravioleta do sol, e uma forma sintética identificada como D5. Das três, a vitamina D3 é considerada a forma natural da vitamina D e foi considerada a mais ativa.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não deve ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas especificas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro profissional da saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site ou mídias sociais da Emporio de la Vita;

Saliba w, Barnett-Griness o, rennert g. The relationship between obesity and the increase in serum 25(OH)D levels in response to vitamin D supplementation. Osteoporos Int. 2013 Apr;24(4):1447-54. Sorrentino V. Segredos para uma vida longa. 2ed. Porto Alegre: TRX Estratégias de Comunicação, 2014.  Terushkin v, Bender a, Psaty es, Engelsen o, Wang sq, Halpern ac. Estimated equivalency of vitamin D production from natural sun exposure versus oral vitamin D supplementation across seasons at two US latitudes. Journal of the American Academy of Dermatology. Volume 62, Issue 6, June 2010.  VIETH R. Vitamin D Toxicity, Policy, and Science. J of Bone and Mineral Research. Volume22, IssueS2, December 2007. Wacker M, Holick MF. Sunlight and Vitamin D: A global perspective for health.  Dermatoendrocrinology 2013, Jan1;5(1):51-108 Yang CY, Leung PS, Adamopoulos IE, Gershwin ME. The implication of vitamin D and autoimmunity: a comprehensive review. Clin Rev Allergy Immunol. 2013;45:217–26.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s