Magnésio um mineral essencial a saúde humana, mas por quê?

O magnésio é um catalisador vital na atividade enzimática, especialmente a atividade das enzimas envolvidas na produção de energia, além de auxiliar na absorção de cálcio e potássio.
E o que acontece quando há falta de magnésio no organismo??

– A deficiência de magnésio interfere na transmissão de impulsos nervosos e musculares, causando irritabilidade e nervosismo.


Por que é importante a suplementação de magnésio?

– A suplementação de magnésio pode ajudar a prevenir a depressão, tonturas, fraqueza muscular e espasmos, síndrome pré-menstrual (TPM), além de ajudar a manter o equilíbrio adequado do pH do corpo e manter a temperatura normal do corpo.
Estudos mostraram que o magnésio ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, osteoporose e pode reduzir os níveis de colesterol.
Quando o organismo está com deficiência de magnésio pode apresentar alguns sintomas, como: confusão, insônia, irritabilidade, má digestão, convulsōes, e muitas vezes, uma deficiência de magnésio pode ser sinônimo de diabetes e sua deficiência pode ser a raiz de muitos problemas cardiovasculares.
A deficiência de  magnésio pode levar a acidentes fatais, arritmia, hipertensão, parada cardíaca, assim como asma, fadiga crônica, dores crônicas, depressão, insônia, síndrome do intestino irritável e distúrbios pulmonares. Pedras nos rins também podem ser causadas pela falta de magnésio.


Na alimentação o  magnésio pode ser encontrado nos peixes, carnes, frutos do mar, abacate, banana, alho, cereais entre outros.


Portanto, já sabemos que o magnésio é um poderoso mineral, participa de muitas funções no nosso organismo, incluindo a síntese de proteínas, função muscular e nervosa, controle de glicose no sangue e regulação da pressão arterial. Ao mesmo tempo é essencial ao relaxamento dos músculos e do sistema nervoso também é necessário para a produção de energia e para o desenvolvimento estrutural do osso.


E na suplementação existe várias formas de fazer a suplementação do Magnésio:
Magnésio Glicinato: contém o magnésio ligado ao aminoácido glicina, o que facilita a absorção intestinal. Além de possuir alto teor de magnésio elementar, a glicina ajuda a chamar o GABA, relaxar a mente e preparar o sono. Por isso, sua administração ideal no fim de tarde e a noite.
Magnésio Malato: é um importante intermediário do ciclo de Krebs, importante na produção e metabolismo de energia, contração muscular,  transmissão de impulsos nervosos e  mineralização óssea. Ótimo para ser ingerido antes da atividade física. 
Magnésio Citrato: é conhecido como o melhor custo benefício para ingerir os suplementos de magnésio. E mais fácil de digerir e de melhor absorção que outras formas, possui alto teor de magnésio elementar e atua com intensidade na produção de energia. Geralmente consumido durante o dia.
Magnésio Treonato: é uma forma altamente absorvível de magnésio capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e facilmente forçar o seu caminho através de membranas celulares, atuando positivamente com mais potência nas funções cerebrais do que qualquer outra forma. Excelente para ser ingerido pela manhã e inicio da tarde, para um “up” no foco e performance mental.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não deve ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas especificas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro profissional da saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site ou mídias sociais da Emporio de la Vita


Balch, Phyllis A. – Prescription for Nutritional Healing. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s