Detox

Muito comum no início de ano, ou logo após festas, férias, finais de semana, um período quando normalmente há mais exageros na alimentação ouvir falar em “detox”, mas afinal de contas, o que significa Detox?

  • Vem da palavra “Detoxification”, que em inglês significa desintoxicar: estimular o organismo a eliminar toxinas.

Todos os dias o organismo do ser humano é bombardeado com inúmeros tipos de toxinas, produtos industrializados cheios de conservantes, corantes, aditivos químicos, agrotóxicos, pesticidas, poluição… E ao fazer um processo de detox no organismo por um período o objetivo é que ele fique “livre” para efetuar suas funções de regeneração e restauração.

A detoxificação do organismo traz benefícios a saúde porque renova totalmente as funções de eliminação do organismo, aumentando a vitalidade e a energia do corpo.

Lembrando que detox não é uma dieta, mas um “tratamento” que busca restaurar a saúde intestinal e possibilitar, com maior sucesso, a reposição de prebioticos e probioticos.

Ou seja, o objetivo de um detox é potencializar as funções da eliminação de toxinas do organismo, que são executadas através dos órgãos excretores (rins, intestino, sistema linfático e pele). Podendo resultar na perda de peso e aumento da resistência e força de um sistema imunológico.

E existem alguns alimentos que auxiliam neste processo, vamos destacar alguns como:

  • Chá de dente de leão, uma erva com funções diuréticas, fonte natural de potássio, eficaz para auxiliar no tratamento de inflamações, congestão do fígado e da vesícula biliar.
  • Spirulina, fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes, destacando-se por ser rica em aminóacidos, possuir vitamina A, auxiliar no controle da glicose, reduzir a anemia, melhorar a força muscular, possuir propriedades anti-inflamatórias, evitar o envelhecimento precoce, além de fazer bem para a pele, cabelo e unhas.
  • Clorella, com efeito no equilibrio da função mitocondrial, além do processo de detoxificação. Rica em ácidos graxos, ômega 3 e 6, carotenoides, vitaminas do complexo B, ácido ascórbico, magnésio, ferro, zinco, inositol, selênio, cálcio, cobre e compostos fenólicos. A clorella além de gerar energia, ATP, nas nossas células, atua como substrato para a microbiota benéfica intestinal, atuando como quelante de metais pesados e toxinas auxiliando no processo de detoxificação, protegendo o DNA contra lesões e modula os níveis glicemicos e lipidicos sanguineos, fortalece o sistema imunológico e promove saúde ocular.

E há alimentos que potencializam o detox, como a cúrcuma poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

E para quem gosta dos óleos essenciais, também há os que auxiliam neste processo, mas isso é assunto para outro post…

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não deve ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas especificas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro profissional da saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site ou mídias sociais da Emporio de la Vita.

Referências: Henrique, Andrea, Detox, programa para desintoxicar seu organismo em 7 dias – Hoffman, David, Plantas medicinais, o guia completo das. – live pure culinary institute; Pachavega living foods education; Plant Lab Culinary; http://goodeleanhealth.com; http://pachavega.com; https://livepureculinary.com

2 comentários em “Detox”

  1. Oi, adorei as dicas dos detox, vem muito a calhar no inicio de Janeiro!!
    Vou aguardar as dicas dos óleos essenciais!!!!
    Um grande beijo!!!
    Um ótimo Ano!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s